View Rico Mäder's profile on LinkedIn

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Porque aplicar a Lei de Pareto vai fazer de você um Líder saudável e realizador

É incrível como a convivência prática e diária com certas teorias acabam por torná-las vivas e uma referência dentro da ralação de ostras diária, em busca da realização das atividades a que nos propomos.

Principalmente quando empreendemos, o que significa multiplicar nossos "Eus" _ em dado momento somos CEO, daqui a pouco Secretária, depois Operário Virtual (uma nova profissão que criei recentemente... rsss), logo mais Gestor de Relações Sinergéticas, de repente Conselheiro, em outro momento Engenheiro, um rápido Office-boy _ e assim vamos construindo nossa jornada profissional diária, que invariavelmente ultrapassa as já batidas 8 horas, caso estejamos focados em atingir as metas que criamos, dentro da missão que nos foi confiada pela Mente Universal (algo que somente com a maturidade e autoconhecimento se alcança).



Para evitar que entremos em pane ou o stress nos derrube, descobri que aplicar a famosa Lei de Pareto ou a Regra dos 80-20 é um delicioso e divertido meio de se manter ativo e sempre disponível para a sinergia com os demais, haja visto que o relacionamento é a maior e mais importante fonte de crescimento.
Pois bem, Vilfrido Pareto (15/07/1848 _ 19/08/1923) engenheiro e canceriano como eu, encucado porque havia ricos e pobres, acaba por descobrir após estudos e pesquisas, em 1897, que 20% das pessoas detinham 80% da riqueza (algo que, se você parar e analisar, pouco mudou até hoje).

Isso se torna uma lei que leva seu nome e que acabou por ser aplicada no mundo dos "Seres Empresas" em atividades industriais e comercias.
Dentro do trabalho que realizo, de tanto aplicá-la, quero compartilhar minha descoberta com você, para sua Saúde e Bem Estar.

Atende principalmente àquelas pessoas que desenvolvem trabalhos de liderança e, funciona assim:

_ pegue sua agenda
_ identifique suas horas de trabalho diária
   (vamos supor que sejam 10 horas)
_ separe 20% (2 horas) para as atividades que "precisam ser realizadas hoje"
_ deixe as demais, 8 horas ou 80% "livres para relacionamentos".
simples e difícil, concorda?

http://blog.readytomanage.com/employee-productivity-the-80-20-rule/
Vou explicar, para que possa compreender a importância prática...

Você planeja suas metas anuais (e se não o faz, melhor começar ontem!)
Essas serão transformadas em metas semestrais, trimestrais, mensais, semanais e finalmente metas diárias; o que significa que, a cada dia, existem atividades que você precisa fazer senão vai comprometer o resultado futuro que planejou.
Isso está nos 20% e para elas, dedique-se com disciplina, sendo que com toda certeza, algumas serão realizadas sozinho e outras com os demais (e que com estes, você os informou anteriormente, para que reservassem em suas agendas, certo?).
Ótimo!

http://synerhgon.com.br/SYNERHS_curso_negociacao.htm

Os 80% que sobraram em branco em sua agenda, serão consumidos com todas as demais atividades que ocorrem sem que você tenha o mínimo (para não dizer nenhum) controle... afinal, trocentas coisas irão acontecer e que irão requerer seu parecer, sua presença, sua palavra, sua decisão, sua assinatura, seu conselho, pois aqueles que estão sob sua liderança, ainda que sejam e estejam (assim espero) sendo desenvolvidos para amanhã se tornarem líderes, hoje necessitam vivenciar consigo esse relacionamento.
Maravalha!

Eis que o dia passa...
E ao final de mais um ciclo de trabalho, você agora vai notar que:
_ eliminou pelo menos 80% dos 20%.
Isso significa que ganhou algum tempo!
_ dos 80% do tempo restante, você praticou relacionamento e colaborou para que os demais eliminassem também pelo menos 80% do que precisavam realizar e que dependia de sua participação.

Algumas novas pendências vão nascer desses seus 80% e serão então, incluídas no dia de amanhã, dentro dos seus 20%.

E amanhã, esse ciclo 80-20 virá novamente.

E você descobrirá que, ao aplicar a Lei de Pareto, deixará de ficar mal humorado pelas interrupções, começará a se redescobrir como Líder participativo, positivo e colaborador com os demais e, o melhor, estará com saúde, disposição e bom humor, pois passará a ser comandante de seu tempo, com tempo suficiente para Ser saudável e realizador.
Gostou?
Então mãos à obra e se precisar de ajuda, é só chamar!

Será um imenso prazer compartilhar esse poderoso ciclo anti-stress, syn!
Para acessar esse post no website Administradores, clique aqui

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/porque-aplicar-a-lei-de-pareto-vai-fazer-de-voce-um-lider-saudavel-e-realizador/79965/

Fontes:
_ História de Vilfrido Pareto:
_ Regra dos 80_20:
   http://management.about.com/cs/generalmanagement/a/Pareto081202.htm

PS: Se gostou, compartilhe com sua rede de contatos aí na empresa e nas redes sociais. Se tiver dúvidas ou queira compartilhar suas sensações, deixe seu comentário e conversamos. Syn! Vibro que aprecie muito!

curta.contate.siga.vamos.juntos