View Rico Mäder's profile on LinkedIn

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Desperdício e Sustentabilidade: como conciliar e crescer com o ZDSyn!

É fato que este momento é realmente de grandes, profundas e importantes mudanças.
século XXI _ 2001 a 2100 _ será conhecido como o despertar da consciência humana em todas as suas possibilidades.
um dos temas polêmicos que atualmente ocupam mentes acordadas e planos estratégicos empresariais e governamentais é a Sustentabilidade.

Nesse sentido, o governo federal brasileiro realiza a campanha _ mês do Consumo Sustentável _ para difundir e ampliar a importância de sua aplicação para os "Seres Humanos" e "Seres Empresas".
Esse despertar para que tenhamos consciência de consumo me fez repensar!
e desse repensar, também me acordou para um importante e necessário refletir com relação a um escondido, um despercebido, um ponto negro dentro dos "Seres Empresas": o famoso e detonador Desperdício.

Esse ponto negro, se não for atacado, irá se transformar num inacreditável buraco negro (similar aos do Universo), que chamo de "o buraco negro do desperdício".

Assim, desenvolvi um documento (abaixo mais detalhes) que é tanto um alerta como um conselho e também uma forma de contribuir para que se possa tanto tomar consciência de sua existência como um momento de parada e reflexão de seus efeitos e o que fazer para atacar e eliminar, de forma sistêmica e estruturada.
Alguns fatos são impressionantes, partindo de um senso macro _ Brasil _ e entrando dentro do "Ser Empresa" até chegar em gente, pessoas como você e eu _ senso micro.

São informações assustadoras e que com toda certeza também acontecem em sua empresa, sem que muitos se atentem!



Sugiro que acessem o documento, baixem (sem imprimir, por gentileza sustentável!) e em havendo interesse, que solicite-me sua participação na pesquisa de avaliação básica, com valor promocional, para saber como anda a questão do desperdício em sua empresa, que gera reflexos em resultados, lucros, desempenho, produtividade, economia, motivação e afins.
o programa ZDSyn! _ Zero Desperdício Synerhgon _ busca auxiliar o primeiro passo para identificação de "o buraco negro do desperdício" em sua empresa e com suas respostas à pesquisa de avaliação, enviarei um documento com um parecer básico, para posterior desenvolvimento de um plano de ação.

Com isso, haverá grandes possibilidades de se conciliar e crescer atuando firme no Desperdício e gerar Sustentabilidade, cada dia mais necessária em um planeta que, entenda de uma vez, também é um Sistema... nosso sistema de sobrevivência e continuidade Universal.

Para acessar o documento
"o buraco negro do desperdício", em PDF
clique aqui.
Para solicitar (após leitura do documento acima) uma avaliação básica:
Envie email para rico@synerhgon.com.br indicando:
. no campo assunto: ZDSyn!
. no corpo do email: seu nome completo, empresa e fone de contato.

Desperte para "o buraco negro do desperdício" e vamos juntos, desenvolver um plano de ação para sua eliminação.
Aguardo seu contato!
Rumo ao Zero Desperdício e a Sustentabilidade Total!


http://synerhgon.com.br/
PS: Se gostou, compartilhe com sua rede de contatos aí na empresa e nas redes sociais. Se tiver dúvidas ou queira compartilhar suas sensações, deixe seu comentário e conversamos. Syn! Vibro que aprecie muito!

curta.contate.siga.vamos.juntos
     

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ciclos e Sensos em tensão permanente e o "#FatorSYN!"

Sabemos que existem Ciclos pois os vivenciamos individualmente e coletivamente ao longo de nossa cíclica jornada na Mãe Terra.
E mesmo que não queiramos, evitemos ou fechemos os olhos, eles nos afetam e nos trazem sensações e sentimentos que rodopiam como tufões e impactam em nossos pensamentos, ações e intuições.
Enquanto indivíduo isso já é um tremendo desafio, não é verdade?

Imaginemos então isso acontecendo dentro do "Ser Empresa", que é uma unidade composta de "Seres Humanos" em suas necessárias e dinâmicas posições organogramicas.

Com o passar do tempo e a convivência do dia a dia, verifica-se que
"o caldo engrossa de maneira exponencial".

E que, caso não adotemos e pratiquemos alguns Sensos, com muita certeza acabamos (indivíduo e coletivo) por simplesmente ficar enredado, enfezado, entupido e engrossado.
O resultado então.... nem é preciso dizer, pois com toda garantia você já conheceu, conhecerá e conhece:
"travou!"

No desenvolvimento de meus trabalhos nos "Seres Empresas" esse resultado aparece em situações diversas, vindos de todos os níveis, desde o CEO até o Porteiro, com frases (que talvez já tenha ouvido) tais como:

"Toda 2a. feira é a mesma coisa..."
E na sua empresa é muito provável que também aconteça às 3as., 4as....

"Sabe, essa é a última semana do mês e por isso..."
Porque será que existe essa phoderosa semana?

"Pô! mas eu já falei isso mais de 1.000 vezês e..."
Impressionante como escuta-se muito e pratica-se pouco.

E muitas outras... em estado de tensão permanente.
http://synerhgon.com.br/index.htm

Pois bem, uma das formas de, vivenciando os Ciclos e conviver com as tensões necessárias (e reforço .... necessárias!) é adotar Sensos.

Quem já curtiu minhas atividades, tanto em capacitação como em trabalhos de aconselhamento, consultoria e supervisão, sabe do que estou a me referir:
Os Sensos precisam, podem e devem ser despertados em cada um de nós "Seres Humanos", principalmente quando vivenciados dentro do "Ser Empresa".

Entre vários Sensos, destaco aqui o que minha sensibilidade (prática de Sensos) conseguiu até este instante absorver:

Senso Sistêmico
Somos (eu, você, o outro, todos) e também as empresas (departamentos, setores, times) e o ambiente (interno e externo).

Senso Familiar 
Que nos brinda com Genes, DNAs, RNAs e onde reproduzimos com Amor nossos descendentes.

Senso Social 
Vida em aglomerados urbanos, onde assumimos nosso "Ser Hurbano".

Sensos da Qualidade 
Conhecidos como "5S"



O mais importante aqui é Criar a Sensibilidade da importância de se Sentir em 1o. lugar e depois ampliar esse Senso para fora de si, como ondas concêntricas (aquela pedra que se atira na água, afunda e gera ondas, sabe?) e com isso entender que você é assim, o outro que convive com você também é assim, a empresa é assim, o ambiente é assim!

Essa consciência de Ciclos e Sensos precisa ser e estar desperta.

E junto com estes 2, um elemento fundamental, que vai ser o combustível de conexão a movimentar em todos os sentidos tridimensionais e muitos mais... o Fluir.

Agora Syn!
Juntado os Ciclos, os Sensos e o Fluir, pode-se vivenciar o "Fator Syn!"
Syn!
Que significa Sinergia Próspera Fatorial.

É com isso que me apaixono... com o "SYN!"

É com isso que acredito poder acrescentar em todos os Seres (Humanos, Empresarias e Ambientais) uma pitada de Syn! (Sinergia Próspera Fatorial) para juntos fazer valer o esforço, o trabalho, a colaboração, a superação e o aprendizado, que é nosso conhecimento, com valor inestimável.

vamos juntos praticar o "Syn!"


PS: Se gostou, compartilhe com sua rede de contatos aí na empresa e nas redes sociais. Se tiver dúvidas ou queira compartilhar suas sensações, deixe seu comentário e conversamos. Syn! Vibro que aprecie muito!

curta.contate.siga.vamos.juntos