View Rico Mäder's profile on LinkedIn

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O dilema da formação profissional: Mais aprendizado, sem faculdade?

A notícia publicada no The New York Times de 24/05/2010 - edição via Folha de São Paulo me fez parar e pensar... 
E por isso compartilhar, pois como tudo, sempre existem pelo menos 2 lados possíveis (os famosos lado "A" e "B") e como uma de minhas missões terrenas é exatamente sinergizar o conhecimento, segue para apreciação:

Mais aprendizado, sem faculdade
Nem todo o mundo vai à universidade, 
e isso pode ser uma decisão inteligente 
- Aprender no local de trabalho 
pode trazer vantagens - 
Por Jacques Steinberg

"Um crescente número de educadores e economistas defende que haja alternativas profissionais para alunos que dificilmente terão sucesso na obtenção de um diploma de nível superior.
Qual é a chave do sucesso?
Se não for virar astro de reality show, a resposta é rotineira e, dizem alguns, bastante inconsciente: se formar na faculdade.

A ideia de que quatro anos de ensino superior irão se traduzir em emprego melhor, salário mais alto e uma vida mais feliz tem sido martelada na cabeça de alunos, pais e educadores no mundo todo.
Mas há outro lado nessa sabedoria convencional.

Dos alunos que entraram na graduação de quatro anos nos EUA no segundo semestre de 2006, talvez menos da metade se forme no prazo de seis anos, segundo as últimas projeções do Departamento de Educação do país.
Para os alunos de ensino superior que estiveram na pior quarta parte das suas classes no ensino médio, os números são ainda mais duros: 80% provavelmente jamais vão conseguir o diploma de bacharel, e nem mesmo a graduação básica de dois anos.

Ou seja: muita mensalidade, sem um diploma para mostrar ao final.

Um pequeno e influente grupo de economistas e educadores está propondo outro caminho: para alguns alunos, nada de faculdade.
É hora, dizem eles, de desenvolver alternativas críveis para alunos que dificilmente terão sucesso na obtenção de uma graduação, ou que podem não estar preparados para isso.
Entre os que defendem tal alternativa estão os economistas Richard Vedder, da Universidade de Ohio, Robert Lerman, da Universidade Americana, e James Rosenbaum, professor de educação da Universidade Northwestern, de Illinois.

Eles gostariam de direcionar alguns alunos para um ensino técnico profissionalizante intensivo, curto, por meio de programas ampliados no ensino médio e de vagas para aprendizes em empresas. 
Embora nenhum país tenha um modelo perfeito para esses programas, Lerman citou um estudo sobre a Alemanha, feito no ano passado por uma estagiária daquele país.
Ela concluiu que 40% dos aprovados no Abitur, vestibular que permite a alguns alemães frequentar a faculdade quase sem custos, preferiam virar aprendizes nas áreas de comércio, contabilidade, gestão de vendas e informática.

"Algumas pessoas que saem dessas aprendizagens têm mais oferta [de emprego] do que os graduados em faculdades", disse ele, "porque elas realmente já cuidaram das coisas no local de trabalho".

Grande parte do treinamento para certos empregos, como o de auxiliar de enfermagem, é viável fora do ambiente universitário, disse Vedder. 
"É verdade que precisamos de mais nanocirurgiões do que 15 anos atrás. 
Mas os números ainda são relativamente pequenos em comparação ao número de auxiliares de enfermagem que iremos precisar. 
Precisaremos de centenas de milhares deles na próxima década.
"Das 30 profissões que mais devem crescer ao longo da próxima década nos Estados Unidos, apenas 7 costumam exigir bacharelado, de acordo com o Departamento de Estatísticas do Trabalho.

Entre as 10 categorias que mais crescem, 2 exigem diploma de graduação: contabilidade (um bacharelado) e magistério superior (um doutorado). 
Mas esse crescimento deve ser ofuscado pela necessidade de assistentes domésticos de saúde, representantes de serviços para o cliente e balconistas de loja. 
Nenhum desses empregos exige diploma de graduação.

Vedder gosta de perguntar por que 15% dos carteiros têm bacharelado. "Alguns poderiam ter comprado uma casa com o que gastaram na sua educação", afirmou. 
Lerman, o economista da Universidade Americana, em Washington, disse que alguns recém-formados do ensino médio estariam mais bem servidos se aprendessem como se comportar e se comunicar no local de trabalho. 
Tais habilidades estão entre as mais desejadas - antes mesmo da escolaridade - em muitas pesquisas com empregadores.

Em uma delas, em 2008, com mais de 2.000 empresas no Estado de Washington, as principais deficiências apontadas nos recém-contratados eram em "resolver problemas e tomar decisões", "resolver conflitos e negociar", "cooperar" e "ouvir ativamente".
Apesar dessa necessidade, os cursos técnicos têm sido uma vítima na busca por padrões nacionais de educação nos EUA, que focam a preparação dos alunos para a faculdade.

Enquanto alguns educadores propõem uma renovação radical no sistema de faculdades comunitárias, para que elas ensinem a preparação para o trabalho, Lerman defende um significativo investimento por parte de governo e empregadores para o treinamento de aprendizes no local de trabalho.
Ele falou com admiração, por exemplo, de um programa da rede de drogarias CVS, em que aspirantes a assistentes de farmácia trabalham como aprendizes em centenas de lojas. 
De lá muitos vão à faculdade e se tornam farmacêuticos propriamente ditos.
"O campo da saúde é obviamente um caso em que a situação da mão de obra é aquém da ideal", disse ele.

"Eu buscaria trabalhar com alguns grandes empregadores para desenvolver esse tipo de programa, para oferecer um domínio sobre empregos que de fato exigem alto conhecimento."

Mas, ao aconselhar alguns estudantes a serem direcionados para fora das faculdades de quatro anos, acadêmicos como Lerman podem ser acusados de rebaixar as expectativas desses alunos.
Alguns críticos vão além, sugerindo que a abordagem equivale a uma discriminação educacional, já que muitos dos alunos que abandonam a faculdade são negros ou hispânicos não brancos. 
Peggy Williams, orientadora numa escola de um subúrbio de Nova York cujos alunos são majoritariamente negros e hispânicos, entende o argumento em prol de estimular a ida à faculdade. 
"Se estamos dizendo à garotada: 'Vocês nunca vão chegar lá, vocês nem deveriam ir para a faculdade ou a universidade', então nós estamos privando-os de experimentar um ambiente em que poderiam crescer."
http://www.shineyournature.blogspot.com.br/
O economista Morton Schapiro, reitor da Universidade Northwestern, chamou a atenção para os benefícios intangíveis da experiência da faculdade mesmo para aqueles que não venham a aplicar o que aprenderam diretamente no trabalho que escolherem. 
"Não se trata só de retorno econômico", disse. 
"Ir à faculdade, concluindo ou não, contribui com a apreciação estética, a melhor saúde e o melhor comportamento eleitoral."
Mesmo quem passa poucos anos na faculdade ganha mais, em média, e tem menos risco de desemprego do que aqueles que apenas concluíram o ensino médio, disse Schapiro.
"Você tem algum retorno mesmo se não apanhar o canudo."

Meus comentários:
Dentro dos trabalhos em ministrar capacitações com cursos, palestras e treinamentos focados que realizo e adoro, sempre me apresento como formado em Engenharia de Produção e Analista e Auditor de Sistemas e me orgulho destas escolhas, ainda que muitos e queridos amigos e parentes entendem que deveria ter escolhido uma área de humanas ...
Mas, voltando ao tema, minha opinião é a de que é importante sim um curso superior, pois nos fornece condições de entender o mundo de maneira macro e depois de formado, o desenvolvimento de experiências dentro das empresas em seu campo de atuação e os relacionamentos que daí decorrem, vão ao longo do tempo moldando e direcionando aqueles com os quais nos identificamos mais e com isso escolher os que verdadeiramente nos apaixonam.
E assim, dentro deste mosaico em que todos nós e tudo esta interligado, vamos na busca de crescer como Ser - corpo, mente e alma - e em criar o melhor de si, para nas ações de ministrar conhecimento, aprimorar e realizar uma troca, que possa agregar mais valor e confiança aos que nos ouvem e com isso, multiplicar o potencial de realização pessoal e orgulhar-se de ser e estar a dar mais cor e movimento a cada um dos presentes.

Conheça as capacitações de aprimoramento profissional que eu e a equipe de profissionais ministra acessando www.synerhgon.com.br

Será um imenso prazer compartilhar o meu e o nosso conhecimento com você!
E com isso, despertar sua vontade de avançar além da formação técnica, para uma de nível superior.
http://synerhgon.com.br/agenda.htm
Reblog this post [with Zemanta]
PS: Se gostou, compartilhe com sua rede de contatos aí na empresa e nas redes sociais. Se tiver dúvidas ou queira compartilhar suas sensações, deixe seu comentário e conversamos. Syn! Vibro que aprecie muito!


curta.contate.siga.vamos.juntos